PLANO DE AULA SOBRE TEOREMA DE PITÁGORAS

MG/ME– PLANO DE AULA

PROFESSORES:
Izanete R. de Camargo, Sandra R. Pereira, Antônio Reinaldo Almeida, Claudio Roberto Zamboni, Juliana Renata  Garcia Caires e Andreia R. N. Oliveira.

Tema: Teorema de Pitágoras
ANO: 8º

JUSTIFICATIVA:
O Teorema de Pitágoras é uma relação geométrica muito utilizada nas resoluções de problemas formais e não formais.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer um pouco sobre a civilização egípcia, a pirâmide de Quéops e o triângulo utilizado pelos egípcios para obter ângulos retos (90°).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Entender geometricamente e algebricamente a demonstração do Teorema de Pitágoras e refletir sobre o significado da palavra demonstração em matemática.
Reconhecer a nomenclatura presente no Teorema de Pitágoras.
Desenvolver e aplicar estratégias para resolução de problemas.
Construção da espiral pitagórica a qual pode ser utilizada na confecção de desenhos.
Explorar a Competência Leitora e Escritora dos alunos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Primeiramente podemos narrar a história da civilização egípcia como é mostrada no caderno do professor volume 4 na página 42 e 43  do 8º ano.
- Utilizar-se de jogos, vídeos aulas para enriquecer o conteúdo.
- Apresentar problemas para que os mesmos possam resolver.
- Pesquisar em grupo em diferentes fontes as demonstrações do Teorema de Pitágoras realizadas por James Abram e Leonardo da Vinci, escolher a “mais interessante” e
elaborar um texto esclarecendo quais aspectos considerou mais importante na escolha.
- Solicitar que o aluno elabore problemas do seu cotidiano que envolva Teorema de Pitágoras.
- Construir a espiral pitagórica com os alunos e solicitar que os mesmos façam desenhos utilizando a espiral e mostrar a sequência de raízes quadradas.
- Pedir para que eles façam uma narração sobre o seu desenho desenvolvendo sua competência leitora e escritora.

RECURSOS MATERIAIS E  TECNOLÓGICOS:
Caderno do aluno, jogos (http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/), vídeos aulas, slides com as histórias. O Legado de Pitágoras - Desafiando Pitágoras.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, cumulativa e sistemática, diagnosticando a aprendizagem de cada aluno através do processo de observação, interação e participação dos mesmos nas atividades propostas. Leitura do texto escrito em grupo após realização da pesquisa.

RECUPERAÇÃO:

 Pesquisa sobre o conteúdo trabalhado através de montagem de slides pelos próprios alunos e apresentação para os demais da sala.

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