MG/ME– PLANO DE
AULA
PROFESSORES:
Izanete R. de Camargo, Sandra R.
Pereira, Antônio Reinaldo Almeida, Claudio Roberto Zamboni, Juliana Renata Garcia Caires e Andreia R. N. Oliveira.
Tema: Teorema de Pitágoras
ANO: 8º
JUSTIFICATIVA:
O Teorema de Pitágoras é uma relação
geométrica muito utilizada nas resoluções de problemas formais e não formais.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer um pouco sobre a civilização
egípcia, a pirâmide de Quéops e o triângulo utilizado pelos egípcios para obter
ângulos retos (90°).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Entender geometricamente e
algebricamente a demonstração do Teorema de Pitágoras e refletir sobre o
significado da palavra demonstração em matemática.
Reconhecer a nomenclatura presente no
Teorema de Pitágoras.
Desenvolver e aplicar estratégias para
resolução de problemas.
Construção da espiral pitagórica a qual
pode ser utilizada na confecção de desenhos.
Explorar a Competência Leitora e
Escritora dos alunos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Primeiramente podemos narrar a
história da civilização egípcia como é mostrada no caderno do professor volume
4 na página 42 e 43 do 8º ano.
- Utilizar-se de jogos, vídeos aulas
para enriquecer o conteúdo.
- Apresentar problemas para que os
mesmos possam resolver.
- Pesquisar em grupo em diferentes
fontes as demonstrações do Teorema de Pitágoras realizadas por James Abram e
Leonardo da Vinci, escolher a “mais interessante” e
elaborar um texto esclarecendo quais
aspectos considerou mais importante na escolha.
- Solicitar que o aluno elabore
problemas do seu cotidiano que envolva Teorema de Pitágoras.
- Construir a espiral pitagórica com os
alunos e solicitar que os mesmos façam desenhos utilizando a espiral e mostrar
a sequência de raízes quadradas.
- Pedir para que eles façam uma narração
sobre o seu desenho desenvolvendo sua competência leitora e escritora.
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:
Caderno do aluno, jogos (http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/), vídeos aulas,
slides com as histórias. O Legado de Pitágoras - Desafiando Pitágoras.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua,
cumulativa e sistemática, diagnosticando a aprendizagem de cada aluno através
do processo de observação, interação e participação dos mesmos nas atividades
propostas. Leitura do texto escrito em grupo após realização da pesquisa.
RECUPERAÇÃO:
Pesquisa sobre o conteúdo trabalhado através
de montagem de slides pelos próprios alunos e apresentação para os demais da
sala.
Parabéns pelo plano de aula, ficou 10!
ResponderExcluir